PRETENDE MORAR FORA DO BRASIL? QUE TAL UMA CIDADE COM EXCELENTE QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO CENTRAL DE PORTUGAL?

Se você pensa em mudar para fora do Brasil, deixo aqui uma sugestão de uma cidade reconhecida duas vezes por ser a melhor cidade em qualidade de vida em Portugal: Viseu.


Escrevo com propriedade sobre esta cidade, pois é onde minha irmã e meus sobrinhos moram. Vivi como vive um local, fui ao supermercado, shopping, bares, açougue, enfim, tudo o que fazemos no dia-a-dia onde moramos. Bem, primeiro vou falar um pouco sobre a história de Viseu.

Viseu é uma cidade pertencente à região Centro mas que fica na zona norte de Portugal, com cerca de 100.000 habitantes, sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centro-norte de Portugal, após Coimbra e Aveiro

Segundo um estudo da DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17.ª melhor cidade europeia com mais qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida. Em 2012 foi considerada, mais uma vez, a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.

Viseu está associada à figura de Viriato, já que se pensa que este herói lusitano tenha talvez nascido nesta região.




No século XV, Viseu é doada ao Infante D. Henrique, na sequência da concessão do título de Duque de Viseu, cuja estátua, construída em 1960, se encontra na rotunda que dá acesso à rua do mesmo nome. Seu irmão D. Duarte, (rei) nasceu em Viseu, 31 de Outubro de 1391.



No século XVI, em 1513, D. Manuel I renova o foral de Viseu, e assiste-se a uma expansão para atual zona central, o Rossio que, em pouco tempo, se tornaria o ponto de encontro da sociedade, e cuja primeira referência data de 1534. É neste século que vive Vasco Fernandes, um importante pintor português cuja obra se encontra espalhada por várias igrejas da região e no Museu Grão Vasco, perto da Igreja da . Há outra Igreja linda chamada Igreja da Misericórdia.







Viseu possui dois lindos Shoppings: Palácio do Gelo Shopping e Fórum Viseu. No Shopping Palácio do Gelo há um imenso supermercado (que você, se quiser, pode se dirigir aos caixas que não tem atendente e você faz tudo com o computador que registra, cobra, você insere o dinheiro, recebe o troco e pega a nota fiscal), há uma discoteca chamada Ice Club com duas pistas de dança com conceitos diferentes e muitas lojas como qualquer grande Shopping. O inusitado é que no mesmo Shopping há um Bar de Gelo! Foi a primeira vez que entrei em um lugar tão gelado!





Em todos os anos há a Feira de São Mateus num espaço de mais de 18 mil metros quadrados, a Feira possui 632 anos de existência! Confira em http://www.feirasaomateus.pt/2014/.


Viseu é uma cidade linda, cheia de verde e muito florida! Há um Parque belíssimo que se chama Fontelo com vários espaços para realização de atividade física, dentre várias outras áreas de verde na cidade.



Há um painel de azulejos lindo na Praça da República!



Nos divertimos muito jogando Boliche!



A educação em Viseu é gratuita até o ensino médio. Há nove instituições de ensino superior que é pago, contudo o valor depende de suas notas nos anos anteriores.

Quanto a saúde há um trabalho social muito intenso de médico de família. Minha irmã e sobrinhos, assim como a maioria da população não tem plano de saúde, eles utilizam o serviço público e pagam uma taxa dependendo do serviço.

Enfim, sabemos que Portugal, assim como vários países da Europa, passa por dificuldade financeira, contudo, não é nada parecido com o que vivenciamos no Brasil. Há localidades mais humildes, mas não há favelas, nem mendigos ou pedintes nas ruas.


Em relação à segurança, a diferença é um abismo! É possível andar de madrugada na rua sem preocupação.

Sobre preço de moradia, um apartamento em um prédio simples com levador e próximo ao Shopping do Gelo custa em torno de 320 euros de aluguel (renda) por mês, que diferença, né?

Mas, o que mais me fascina é que residindo em Portugal o acesso/custo à cultura de qualquer capital européia é mais barato. Pode-se comprar uma passagem de empresa low cost por 40 euros e passar o final de semana em Roma ou Madri, que tal? Isso sem falar que os preços dos Museus são mais baratos para os residentes na Europa. Há dias específicos em que a entrada é gratuita, ou seja, o acesso à cultura é muito mais fácil e barato que no Brasil.

Vejam como a cidade é linda e entendam a avaliação que concedeu o título de melhor cidade em qualidade de vida à Viseu no vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=Pv6HzJCD3b0


Aguardo os comentários de vocês!


3 comentários:

  1. Ola sera que poderia indicar melhores bairros para se viver em Viseu?Obrigada. Jo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite eu Brasileiro bisneto de portuguesa de Coimbra já passei um pouco tempo em Portugal ..na cidade de Algarve gostei de. Mais pretendo voltar se Deus quiser em qualquer cidade de Portugal mas quero comprar um imóvel que esteja no meu poder de custo que eu possa pagar melhor lugares sim

    ResponderExcluir
  3. Onde existe maior possibilidades de emprego?

    ResponderExcluir

 

Quem sou eu

Minha foto
Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Gilcea, mas pode me chamar de Gil. Sou carioca, administradora e advogada, embora viva no Brasil, sou apaixonada pela Europa! Adoro viajar, adoro descobrir coisas novas, adoro vinho, adoro gastronomia, e, como podem perceber, amo a Itália!!! Considero que a felicidade e viajar estão diretamente relacionados, por isso decidi dividir com vocês as minhas experiências. Espero que gostem!