POMPEIA 2015 - CHOCANTE!!!

Olá pessoal,

Na nossa viagem à Itália separamos 8 dias inteirinhos para Roma - já adianto que faz jus ao título de Cidade Eterna! Farei um post específico sobre Roma e outro sobre o dia que passamos no Vaticano (Praça São Pedro e Basílica, Capela Sistina e todos os Museus do Vaticano). Mas, neste post falarei sobre Pompeia. Se prepare para fortes emoções!


Como Chegar

É muito simples chegar à cidade de trem. Pegamos o trem Ítalo na estação Termini (novo trem de alta velocidade), que estava um pouco mais barato que os trens de alta velocidade da Trenitália, até Nápoles. Ida e volta para duas pessoas custou 113 euros. Ao chegar em Nápoles, desça as escadas da estação e procure placas indicando "Circumvesuviana" (rota das cidades próximas ao Vesúvio). Pegue o trem em direção a Sorrento (na Napoli Garibaldi) e desça na estação Pompei Scavi - Villa dei Misteri. Você compra o bilhete em qualquer banca de jornal na própria estação , custa 2,60 cada trecho (5,20 euros ida-e-volta). Se prepare para não se decepcionar porque esses trens são muito inferiores aos demais.

Trem Ítalo



Chegando em Pompeia pegue um mapa no ponto de informações turísticas (você vai precisar!) e compre seu ingresso (13 euros)

A Cidade

Bem, Pompeia foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Observem que a erupção do Vesúvio foi algo raro de se acontecer, uma vez que as erupções, como regra geral, expelem lava que destrói rapidamente tudo o que se tem pela frente.

Antes de visitar Pompeia assisti um documentário maravilhoso com pesquisadores e cientistas, inclusive, o maior especialista sobre vulcão, no qual explicam (consolidam a teoria) que as pessoas não morreram cobertas por lava. Veja o documentário que é muito interessante! Assistindo o documentário você estará melhor preparado para visitar a cidade e irá direto aos locais mais interessantes. A sinalização das atrações deixa um pouco a desejar, por isso é importante se preparar antes de ir. Pompeia é enorme, se não souber o que visitar ficará um pouco perdido e exausto! Aproveito para dizer que, infelizmente, se você tem dificuldade de locomoção, não vá a Pompeia porque a acessibilidade é zero. Use um calçado confortável e que você não tenha muito carinho por ele, pois ficará cheio de poeira. Segue o link do documentário https://www.youtube.com/watch?v=dsktvcddnTc

Descoberta apenas no século XVIII!!!

Uma das coisas mais intrigantes é que Pompeia se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Lugares a serem visitados

Em Pompeia há restaurante e é bem servido de banheiros. Mas, senti falta de maiores informações sobre os pontos de maiores destaques. Também achei um pouco difícil localizar os 88 pontos que estão no mapa. Então, ao chegar procure os seguintes locais: Granal dei Foro, Terme del Foro, Casa del Fauno, Lupanare (constate a fama erótica de Pompeia), Teatro Grande, Anfiteatro, Casa e Thermopolium di Vetuzio Placido, Casa di Casca Longus, Terme Centrali, Villa dei Misteri, entre outros. Visitei todos esses locais e achei os mais interessantes. Seguem as fotos.

 Lupanare 
Lupanare (interior - cada portinha é um quartinho)





 Teatro Grande (onde fica a exposição com muitos corpos "petrificados")





 Villa dei Misteri

Cachorro


Isso é porque apenas uma parte pequena de Pompeia foi escavada, estima-se que a maioria das pessoas mortas estão fora da área escavada.

Se você gosta de história antiga, não deixe de ir a Pompeia, você vai ficar impressionado! Ah, não deixe de assistir o documentário, é fundamental para facilitar a sua viagem!

Arrivederci!





0 comentários:

Postar um comentário

 

Quem sou eu

Minha foto
Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Gilcea, mas pode me chamar de Gil. Sou carioca, administradora e advogada, embora viva no Brasil, sou apaixonada pela Europa! Adoro viajar, adoro descobrir coisas novas, adoro vinho, adoro gastronomia, e, como podem perceber, amo a Itália!!! Considero que a felicidade e viajar estão diretamente relacionados, por isso decidi dividir com vocês as minhas experiências. Espero que gostem!