ROMA - A CIDADE ETERNA EM 7 DIAS!

Roma é uma cidade maravilhosa para quem gosta de história e arte! Chegamos em Roma de trem vindo de Veneza. Nos hospedamos há uns 400 metros da Estação Termini no Best Western Hotel Universo, na Via Principe Amedeo 5B. O hotel é próximo à estação, mas sem a vista daqueles camelôs. O fato de estar próximo a estação tem o lado positivo de conseguir almoçar, jantar e comprar lembrancinhas mais baratas. É enorme a diferença entre almoçar em frente a Praça Espanha e almoçar próximo à estação Termini.


Bem, chegamos a tarde, então, fizemos um passeio de reconhecimento pelo centro e é claro quis ver logo o Coliseu! Depois visitamos a Piazza Venezia e a Basílica de Santa Maria em Aracoeli, linda!!!!




No dia seguinte visitamos o Coliseu, Monte Palatino, Arco de Constantino, Fórum Romano, Mercado de Trajano (incrivelmente preservado!), Fontana de Trevi, Fontana del Tritone na Piazza Barberine, Piazza di Spagna e Fontana Barcaccia. Este dia foi muito puxado! Mas, só foi possível porque compramos o Roma Pass (retiramos no dia da chegada na estação Termini), vale muito não enfrentar fila e ainda poder utilizar o metro para ir nos lugares mais distantes!!!








(Fontana de Trevi em reforma)




Neste dia visitamos a Igreja de Santo Inácio de Loyola, Panteão, Mercado del Fiori (comprei um azeite trufado maravilhoso!) onde almoçamos. Neste dia paramos um pouco mais cedo para comprar umas lembrancinhas e a noite jantamos na Osteria La Cabonara, simplesmente maravilhoso! Comida fresca com preço justo e um lugar super aconchegante. Veja na página eu recomendo o endereço e detalhes para reserva http://europaemdetalhes.blogspot.com.br/p/eu-recomendo.html .







O Panteão está conservadíssimo! O edifício foi encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano por volta de 126 d.C.
Sua planta é circular com um pórtico de grandes colunas de granito que está coberto por uma enorme cúpula de caixotões de concreto com uma abertura central (óculo) descoberta. Quase dois mil anos depois de ter sido construído, esta cúpula é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo. A altura até o óculo e o diâmetro da circunferência interior são idênticos, 43.3 metros.
É uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e permaneceu em uso por toda a sua história. Desde o século VII, o Panteão tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à "Santa Maria e os Mártires" chamada oficialmente de Santa Maria dei Martiri.





Aproveitando que ainda estávamos no terceiro dia do uso do Roma Pass com transporte gratuito, pegamos o metrô e fomos para a Piazza del Popolo (Praça do Povo), depois visitamos a Ilha Tiberina (em forma de barco), bairro Trastevere e a Boca da Verdade.






No dia seguinte fomos ao Vaticano, compramos os ingressos antecipadamente e fizemos reserva de horário. quando chegamos lá a fila estava enorme, mas nós simplesmente entramos direto! Vale muito à pena! Sobre o Vaticano (Museus, Capela Sistina, Praça São Pedro e Basílica) eu falarei em outro post, caso contrário, este ficará imenso.
Bem, no dia seguinte, passamos a manhã inteira na Villa Borghese que é um excelente lugar para caminhar e relaxar num ambiente tranquilo e silencioso com uma lindíssima vista de Roma. É uma área enorme de lazer com muitos Museus. Depois fomos visitar uma pirâmide, é isso mesmo! Roma também tem uma pirâmide, chama-se Pirâmide Cestia, assim chamada por Caio Cestio que ordenou a construção aproximadamente no ano 12 a.C., período sucessivo a conquista do Egito por parte do Império Romano.










No penúltimo dia em Roma decidimos fazer um bate-e-volta até Pompeia, eu adorei! Os detalhes estão em um post específico http://europaemdetalhes.blogspot.com.br/2015/06/pompeia-2015-chocante.html É chocante!!!

Com certeza voltarei à Roma! Há outras Igrejas que visitei, depois farei um post sobre as Igrejas que mais gostei na Itália.
Curta nossa página no face, sempre posto novidades! https://www.facebook.com/EuropaemDetalhes

Arrivederci!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Quem sou eu

Minha foto
Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Gilcea, mas pode me chamar de Gil. Sou carioca, administradora e advogada, embora viva no Brasil, sou apaixonada pela Europa! Adoro viajar, adoro descobrir coisas novas, adoro vinho, adoro gastronomia, e, como podem perceber, amo a Itália!!! Considero que a felicidade e viajar estão diretamente relacionados, por isso decidi dividir com vocês as minhas experiências. Espero que gostem!